Friday, February 01, 2008

Viver no Porto


O que se vê? Dia a dia, depressa, depressa, tudo depressa. Rápido, rápido e passou, passou. Recuperar os sentidos. Tentativa… Olhos abertos, sedentos de momentos.
E eles abrem e eles surgem.
Uma lua às 8am de sábado é um fenómeno… para além dos dias banais em que nos esquecemos de reparar que ela está cheia e é como uma Primavera dos céus. De uma beleza inegualável.
Uma bruma, amanhecer, prédios como que a acordar.
Ou o caminho em que no rio era dia e no mar era noite.
Um santo católico na rua da Vitória, o único sem sombra.
As árvores da minha rua que se mexem porque o cenário são nuvens escuras em fundo alanranjado que não se move.
Uma pessoa sem pressa, qualquer uma.
E mil histórias que voam em mim como vidas imaginárias que podiam ou não ser verdade. Uma quase vontade de chegar e perguntar… e perguntar.
Os meus sapatos de tacão alto que tentam acertar nos paralelos da rua. A preocupação da marcha equilibrada é tal que me tolda o espírito.
Acordo a ver orquídeas prestes a abrir. Uma luz incerta persiana a dentro quando socialmente ainda é de noite. Uma luz linda que me diz que a vida é linda como ela. Assim acordo às vezes a pensar que não posso perder o dia sem reparar no que me envolve. Tudo o que sinto vai depender disso… a envolvência… das gentes, as que estão por aí, encostadas a paredes, paradas.
Paredes pintadas, cartazes rasgados, o que dizem, a forma como estão rasgados. Até papéis no chão poderão ter o seu encanto.
A imponência moderna e a mística dos azulejos partidos.
Tanto uma pérola como um desses pedaços de azulejo partido. Igual à minha cidade, cheia de recantos opostos mas que se complementam.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

olá!
como estás?
passei so pra ver se continuas a escrever coisas bonitas, maioria tristes, mas bonitas!

5:47 AM  
Blogger moakys said...

quem és?

5:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

tão triste
mas tão lindo
foste uma supresa
és espantosa!!!!

12:48 PM  

Post a Comment

<< Home