Friday, February 08, 2008

Meenakshi, olhos de peixe


Há muitos anos atrás Indra, o Deus da Guerra matou um demónio, mesmo sabendo que ele não fizera mal a ninguém. O seu pecado fê-lo sofrer até receber um “sinal de Shiva” (Shivalimgam) numa floresta, aí construiu então um templo.
Nessa altura reinava no sul da Índia (território Tamil de antiguidade desconhecida), numa pequena terra chamada Manavur, o rei Malayadhwaja Pandyan. Essa terra ficava muito perto do local do Shivalimgam. Quando soube da história, o rei construiu um templo enorme dedicado a Shiva e acabou por desenvolver a região hoje conhecida como Madurai.
O rei não tinha filhos e Shiva garantiu-lhe uma filha não nascida uterinamente em troca de rezas. A criança tinha 3 anos, e era na verdade a reincarnação de Parvati, a esposa de Shiva. Nasceu com três seios e olhos em forma de peixe. Foi dito que o terceiro seio desapareceria quando ela encontrasse o seu futuro marido. Chamaram-lhe Meenakshi (olhos de peixe). Cresceu como o aspecto divino feminino de Shiva e depois da morte do rei tornou-se rainha.
Numa das suas expedições aos Himalaias encontrou Shiva e o terceiro seio desapareceu.
Muitos Deuses e Deusas vieram ao seu casamento. Na celebração do casamento os Deuses recusaram-se a comer a não ser que Shiva dançasse para eles (Shiva Nataraja, dançando numa auréloa de chamas em cima de um demónio, Apasmara, que simboliza a ignorância). Então dançou a dança cósmica Chimdambaram (actualmente um dos mais importantes templos dedicados a Shiva) em frente à sua noiva. Toda a força e beleza da vida converteram-se num único ponto.
No fim, Meenakshi converteu-se em Shivalimgam e tornou-se na representação da Vida e da Beleza.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home