Thursday, September 16, 2010

Jardim do Eden e...

“Era inverno e tinha um vaso vazio onde deixei que se colocasse uma semente. Não era uma semente particularmente serôdia. Era uma daquelas sementes que já estava destinada a germinar meses mais tarde, na altura propícia, essa estival.
Ainda que de modo incipiente, colocámos-lhe um pouco de substrato com a beleza da viagem e regámo-la com o suor dos corpos.
Só de olhar para ela já a sabia... diferente?..., percebia-se já o verde de vitalidade dos seus limbos, a grossura das suas nervuras plenas de seiva quente, pedúnculo direito de força, flores multicolores, frutos suculentos, androceu, gineceu, estames, estiletes, ovário...Parafernália de natureza e de beleza, que faria sombra a qualquer outra planta no jardim, não pelo tamanho, mas pela sua harmonia no desequilibrio!
Seria uma planta alada, folhas como asas do sonho, voaria no infinito!
Reguei-a de memória, ilusão e literatura... mas controlei o seu crescer com a incompreeensão do desconhecido... E outras plantas germinaram, brilharam, deram seus frutos e depois pereceram, como acontece a todas as plantas sazonais.
Nunca chegou a eclodir, mas cresceram raízes e de tal forma se incrustaram no vaso que parecia estar preparada para se deixar ficar pelo meu jardim à espera de melhores dias... Hoje já não tenho mais terra com que a alimente, nem líquido com que a regue, pois mesmo as lágrimas já secaram...
Afinal era uma semente banal! Dessas que nem escolhem a beleza dos vasos onde se deixam pousar, que só pelo vento se deixam guiar e nem tão pouco são raras...”

Ana "O Jardim do Éden" Setembro 2010



Que te explode a alma. Então deitas-te. E são ondas de água que te cobrem…ou descobrem. São pernas ao alto que descem até ti. E és tão bonita. Talvez o anjo te proteja. Talvez te prometa.
Sentar-me-ía. Dançava até não mais poder chapinar.... Deitava-me junto a ti… e as minhas pernas são maiores que as tuas. Então ficavas tu… só tu.
Mas jamais te deixaria sozinha.

1 Comments:

Anonymous Ana said...

Adoro te, minha Joanica Puff!

11:54 AM  

Post a Comment

<< Home